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Divas no Altar

DICAS DE ETIQUETA PARA LANÇAMENTO DE UM LIVRO

Este post não é sobre Casamento…acho que já deu para perceber pelo título né? rs. Na verdade, fui convidada para 3 lançamentos de livros este mês, e assim como algumas dúvidas começaram a  surgir na minha cabeça, acho que as mesmas podem ter surgido na de mais alguém… Então decidi compartilhar o conhecimento que tive depois de um tanto de pesquisa. Me baseei em um texto do autor Cesar Cruz, pois achei bem coerente e objetivo os pontos que ele trouxe para esta temática, e  aproveitei para dar pitaco e expor a minha opinião junto as considerações do colega.

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“Um coquetel de lançamento de livro, noite (ou tarde) de autógrafos, ou qual nome venhamos a dar àquele evento festivo que marca o dia em que um livro, saído do prelo, entra em circulação oficial na praça.  Dia no qual o autor, juntamente com a editora e a livraria que promove o evento, convidam as pessoas para participar da comemoração e prestigiá-lo.

O fato é que lançamento de livro, num país como o nosso, que só agora está começando a ler um pouquinho mais, não é um evento social tão comum quanto batizados, casamentos, festas de aniversário, enterros e velórios (desgraçadamente esses também são eventos sociais), formaturas, etc. Em qualquer um desses últimos, não se sai da adolescência sem ter ido a um bom punhado deles.”

OS TRAJES – Coquetel de autógrafo de livro é um evento informal (depende), por isso use roupas casuais (nem sempre, se informe….veja qual o local que será realizado o evento, o horário e a abordagem do autor com relação a sua obra). Considere o que para você é casual. Boa referência é usar o mesmo traje que você usaria para pegar um cineminha (à noite) e depois esticar uma pizza com a namorada (eu não concordo, acho que você deve se atentar para qual tipo der público aquele autor escreve e mais uma vez: onde acontecerá o lançamento. O melhor é ir o mais formal possível, é um acontecimento na vida de um autor) Evite: regatas, chinelos e calções muito curtos, para os homens; e shorts minúsculos e miniblusas, para as mulheres (também não tente chamar mais atenção que o livro/autor… evite lantejoulas, brilhos, e cores muito vibrantes).

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O CONVITE – o convite que você recebeu por email, por mensagem no facebook ou em mãos é um simples convite, um lembrete, não um tíquete de entrada. Lembre-se: uma livraria é um local aberto, e o evento ocorre dentro deste local. É só chegar e pronto. Aliás, se pode “chegar” mesmo que não se conheça ninguém, nem mesmo o autor. Garanto que qualquer autor ficará feliz e honrado em autografar um livro para um desconhecido, que deixará de ser desconhecido naquele mesmo instante. (Nem sempre lançamentos de livros ocorrem em livrarias, se atente para qual estilo de evento esta sendo convidado. Caso seja um local fechado, não compareça se não foi convidado).

CONVIDADOS DO CONVIDADO – você pode levar convidados sem problemas. É até desejável. Será mais gente para prestigiar e animar o evento. (concordo…só não leve caravana).

A ATENÇÃO DO AUTOR – a pessoa que lança o livro, se tudo correr bem e o evento for um sucesso, ficará ocupada praticamente por todo o tempo. Se você é um amigão que não o vê há 3 anos, e que pretende aproveitar a ocasião para pôr o assunto em dia, lamento lhe informar, mas terá que se contentar com os 30 a 60 segundos que terá junto a mesa do autor, enquanto ele autografa o seu exemplar. A fila é grande, e todos querem um pouco de atenção. Seja discreto e elegante. (Isso é importante, tem gente que perde a noção, quer tirar 1.000 selfies e ainda contar a história de sua vida…fica super chato).

O LIVRO – o livro não é dado. Você vai a uma sessão de autógrafos justamente para prestigiar o autor comprando um exemplar e pedindo que ele o autografe para você. Aliás, aproveite a oportunidade para comprar mais um exemplar (não sei não viu…acho livro algo super pessoal, sou mais dar um vale-presente) para presentear alguém que aniversaria na semana seguinte. Presentear com livro autografado é muito elegante, mas não esqueça de pedir o autógrafo do autor para o amigo, e jamais ponha um autógrafo ou dedicatória sua em um livro que não é seu.

A COMPRA x A PRESENÇA – Não leve presentes. Não é aniversário do autor – a não ser que coincidentemente seja. A sua presença e a compra do livro já são um presente para ele. Ah, você está sem dinheiro, seu cartão ainda não liberou, ou o livro é caro demais para você? Não compre, então. Mas também não entre na fila. Fique por ali, depois que a fila baixar você cumprimenta o autor. E não faça alarde de que “não comprou mas vai comprar!”, coisa e tal… Nada disso. Discrição é elegância. Acredite: se você é amigo do autor, vale mais a sua presença.

A FILA E AS RODAS – o bacana de uma noite de autógrafos é justamente a fila diante da mesa do autor, e as rodas de pessoas que vão se formando ao redor. Aproveite para conversar, encontrar gente que você não vê faz tempo. Troque telefones, cartões, emails, para depois (atenção: depois) manter conversas mais longas com as pessoas. Pelo caráter do evento, saiba que não adiantará tentar levar longos papos, sobre assuntos complexos, pois logo alguém chegará e interromperá a sua conversa, roubará seu interlocutor de você, ou você dele.

SEDE E FOME – Não vá a um evento desses achando que conseguirá beber um drink atras do outro. Para beber normalmente há vinho (tinto se for à noite e branco se for de dia), água e refrigerante. Algumas vezes pode haver cerveja, mas não é comum. Esqueça os coquetéis de formatura, casamento… O coquetel de lançamento de livro é sempre, propositadamente, mais magro. Coma antes de ir. Não dispense os guardanapos ao redor do copo. Mais desagradável do que apertar uma mão molhada, só mesmo uma mão engordurada, que por fim vai acabar molhando o livro que você acabou de comprar. E, por falar em bebidas, lembre-se: por mais vontade que estejam em beber, resista à tentação de empilhar várias taças. Pegue apenas uma de cada vez. (Eu ri).

CRIANÇAS – Ao contrário do que muitos pensam, as crianças são bem-vindas em lançamentos de livro. Afinal, você quer que seu filho se sinta familiarizado com a ambiente de uma livraria, com os livros e com todo esse universo, que, brevemente, o estimulará à cultura e ao estudo. Sabendo disso, nos últimos anos, todas as novas livrarias criaram espaços para as crianças e adolescentes, espaços gostoso com pufes, almofadas e livros, muitos livros infantis em prateleiras baixas para as crianças mexerem livremente. É natural que seu filho se aborreça se tiver que ficar no meio dos adultos, então leve alguém que possa cuidar dele, ajudá-lo a escolher historinhas para ler. Caso não possa contar com ajuda, marido e mulher se revezam na tarefa. (depende do evento, mais uma vez acho que se atentar com o horário do lançamento e o público a que se destina é sempre pertinente).

CUIDADOS – ainda que você não goste de autoajuda, disfarce, não caia na besteira de falar mal do autor ou da obra. Isso soaria infinitamente indelicado. Se você também é escritor, evite aproveitar o momento para distribuir o convite do lançamento do seu livro, que será dali a uma semana. Faça isso depois, de preferência num outro dia. Lembre-se, a festa não é sua. Evite também tentar tirar as atenções que estão voltadas para o anfitrião e seu livro, contando casos escabrosos que transformem você no assunto principal (“te contei que houve um assassinato lá na rua de casa?”). (Eu ri novamente…rs).

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Créditos: Este texto é de autoria do escritor Cesar Cruz, e seu original pode ser encontrado neste endereço Aqui.  

Fontes: Compilação de textos (livros e internet) e palestras das consultoras de etiqueta social – Cláudia Matarazzo,  Esther Proença Soares e Glória Kalil.

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